Gustavo Penna ganha prêmio Building of the year 2023 promovido pelo Archdaily, maior site de arquitetura do mundo
Com mais de 150 mil votos recebidos ao longo das últimas três semanas, os internautas do ArchDaily filtraram entre milhares de projetos os 75 finalistas e, posteriormente, as 15 melhores obras de arquitetura que foram publicadas em 2022. O projeto da CarmoCoffees ganhou na categoria Arquitetura Industrial, competindo com outros 4 projetos da China, Noruega, Belgica e Barein. Em 14 anos, o Building of the year se consolidou como um dos prêmios de arquitetura mais democráticos do mundo, pois são os internautas que os melhores projetos publicados na plataforma durante o ano.
Projetado pelo escritório do arquiteto Gustavo Penna, o armazém da CarmoCoffees em Três Corações, no Sul de Minas, é considerado um marco para o mercado de cafés especiais do Brasil. De longe, avistamos na fachada horizontal um recorte no formato de um grão de café. A abertura zenital permite a entrada da luz natural. Lá dentro, o escritório e a indústria se fundem com um objetivo em comum: entregar cafés de qualidade para todo o mundo. O armazém também é um lugar de experiências para os clientes que vêm do exterior. “Queremos que eles fiquem com uma bela impressão da arquitetura feita no nosso país”, aponta o sócio Jacques Carneiro
Fotografia: Eduardo Macarius
Texto: Angela Vicente
Arena Arbor CasaCor Recife por Arquiteto Paulo Carvalho
Fotografia: Eduardo Macarius
Texto: Angela Vicente
Fotografia: R.R.Rufino
Texto: Angela Vicente
“A arquitetura é muito pura, muito simples, sem frescura..rsrs. Não existem acabamentos que chamem a atenção. E é dessa simplicidade que tentei tirar a beleza, das formas e da busca pela natureza. Neste contexto as cores, a iluminação e o efeito que ela causa em conjunto com a natureza se destacam.” (Juliana Meda).
Fotografia: R.R.Rufino
Texto: Angela Vicente
Traduzir estilo de vida em paredes, imprimir tendências, colaborar para a convivência harmoniosa entre pessoas e o meio ambiente são marcas indeléveis dos projetos de Juliana Meda. Estar dentro de casa e sentir que a natureza te envolve de um jeito leve e acolhedor é o conceito que antecede este projeto.
Juliana Meda traduz em arquitetura as soluções únicas que trazem conforto e bem estar a cada família que busca o equilíbrio e a harmonia dos projetos criados por ela. Neste caso, a estrutura metálica extremamente leve, parece estar flutuando sobre o terreno, as paredes em vidro permitem a total integração com o externo, incorporando paisagem natural, clima, luz e os pássaros ao ambiente. Embora seja uma casa na cidade a sensação é de praia, de férias, de pé descalço, de aconchego.
Segunda carta aos Leitores de MAISCASA Nov/2018 - Angela Vicente