Fotografia: R.R.Rufino
Texto: Angela Vicente
Traduzir estilo de vida em paredes, imprimir tendências, colaborar para a convivência harmoniosa entre pessoas e o meio ambiente são marcas indeléveis dos projetos de Juliana Meda. Estar dentro de casa e sentir que a natureza te envolve de um jeito leve e acolhedor é o conceito que antecede este projeto.
Juliana Meda traduz em arquitetura as soluções únicas que trazem conforto e bem estar a cada família que busca o equilíbrio e a harmonia dos projetos criados por ela. Neste caso, a estrutura metálica extremamente leve, parece estar flutuando sobre o terreno, as paredes em vidro permitem a total integração com o externo, incorporando paisagem natural, clima, luz e os pássaros ao ambiente. Embora seja uma casa na cidade a sensação é de praia, de férias, de pé descalço, de aconchego.
A casa é de estilo contemporâneo, formada por linhas retas e alinhadas. A estrutura metálica é descomplicada e acompanha madeira e vidro.
Se pensarmos em planta baixa, vamos entender que a casa é feita em três níveis. O nível inferior com garagem, atelier de pintura e um espaço para receber amigos destinado aos mais jovens integrantes da família. Já no nível intermediário estão os ambientes funcionais da casa totalmente ligados e com acesso livre. O nível superior foi destinado à suíte principal que acompanha sala de banho com direito a hidromassagem e área office, destinado exclusivamente a moradora.
Para o centro da sala de estar Juliana Meda escolheu a premiada mesa de Domingos Tórtora que nasce da combinação de elementos pesados e a lâmina d’água cristalina, que conquistou diversos prêmios e menções ao redor do mundo, como o primeiro lugar na Categoria Design Sustentável do Top XXI, em 2009 e também o primeiro lugar na Categoria Mobiliário do Brazil Design Awards, no mesmo ano. Já em 2010, marcou presença na Bienal Ibero-americana de Design (BID), na Espanha.
O living é bem grande e integra a cozinha, a sala de jantar, o espaço de estar... foi feito pra viver todo mundo junto e misturado. Não existem áreas isoladas ou muito privativas, todos acedem a todos os espaços. É uma forma genial de dizer, através da arquitetura, que cada integrante da família está acessível para os demais. É liberdade e ao mesmo tempo é uma arquitetura que sussurra: eu me importo com você!
Juliana Fernandes Meda
Telefone: (43) 3028-9619
Website: https://julianameda.com.br/
@julianamedaarquiteta