Em meados de 2018 o destemido casal Andréa Schiavone e Tiago Lopes foi parar em Moçambique na África.
Eles escolheram esse roteiro para conhecer a cultura e as tradições milenares de um povo que é muito alegre, mas que convive diariamente em situação de extrema pobreza.
Com a proximidade das festas natalinas, ausência dos amigos e familiares Déia e Ti decidem se unir a outras pessoas, surgindo a ideia de visitar um abrigo para órfãos com o intuito de dedicar tempo às crianças carentes.
Lá eles conheceram o John, um norte-americano que vive há mais de trinta e seis anos cuidando de meninos sem família ou em estado de extrema pobreza. Com muita criatividade, nossos ousados protagonistas inventaram um natal temático a base de pizza e muitas brincadeiras. Aí foi só alegria e refeição farta para 32 crianças!
E a festa não ficou só na pizza. Movidos por solidariedade e carisma, a Déia e o Ti, criaram um canal para receber doações de todas as partes do globo com o objetivo de dar presentes e oferecer uma nova experiência para a garotada do orfanato. Com o dinheiro arrecadado puderam comprar roupas e conseguiram levar os meninos para conhecerem a praia.
Durante a temporada em Moçambique os nossos viajantes também atraíram a curiosidade de quatro simpáticos irmãos que vendiam frutas pelas ruas e sempre que tinham a oportunidade conversavam muito sobre os sonhos dos pequeninos. E conseguiram descobrir que Tininha sempre sonhou em dançar em um videoclipe.
No outro dia lá estavam eles fazendo o clipe que ela tanto sonhara! E como alegria é bom todo dia e ainda contagia, os quatro irmãos participaram dançando com ela!! “Foi tão mágico ver aqueles sorrisos!! Crianças sendo crianças... seus olhos brilhavam. Para nós uma ação tão simples, mas que fez a alegria daquelas crianças aqueles dias”, revelou Tiago.
Ao chegarem na Ilha de Ibo os nossos viajantes viram muitas meninas e mulheres com rostos cobertos de branco e ficaram curiosos para saber o que significava aquilo. Eles descobriram que é um tratamento de pele à base de uma planta natural conhecida como Mussiro, que é feito ao amanhecer e só é retirado ao pôr do sol, deixando a pele suave. “É para ficarmos mais bonitas!”, confessou uma moradora.
E é lógico que a Andréa experimentou! Ela não aguentou e foi logo fazer seu tratamento de pele pra ficar ainda mais linda!
Munidos de equipamento percorreram também os parques e safáris do Quênia, onde puderam ver de perto animais de grande porte e a imensidão da floresta africana.
Andréa e Tiago permaneceram seis meses em terras africanas e a última parada deles foi na África do Sul.
Para acompanhar a trajetória do casal pelo mundo siga:
Instagram: @eugostariade
Youtube: Eu gostaria de