FAZENDA CAINÃ PROJETO DE BRUNO ZAITTER
Foto: Sérgio Mendonça
Texto: Angela Vicente
Um lugar de pura beleza onde a arquitetura se mistura com a natureza,criando uma nova paisagem ainda mais surpreendente. Projeto do renomado arquiteto e professor Bruno Zaitter a Villa do Bosque é um convite ao deleite contemplativo e aos mistérios dos sentidos. Parar para ouvir a mata e respirar o aroma da brisa leve, assistir ao pôr do sol, tocar a relva suave, saborear pratos da culinária campestre e confortar-se na plenitude do entorno.
Poéticas por sua própria natureza as cabanas na mata seduzem e acalentam a alma.
Tudo isso imerso em um paraíso natural munido de atrações e aventuras, histórias por criar e emoções por experimentar. Interior e exterior conectados entram em sinergia com os visitantes derivando em bem estar.
Os chalés são singularmente batizados com nomes de célebres estudiosos que detiveram em suas obras a força paradigmática da transformação: pisando solos desconhecidos construíram a história da humanidade que [somos] conhecemos hoje.
“A relação da arquitetura com o meio natural é total. Sem a natureza não existe arquitetura.Toda arquitetura que desenho, tento fazer com que o meio natural seja o protagonista. A natureza, simples e complexa ao mesmo tempo, é a melhor arquitetura que podemos apreciar”- Bruno Zaitter.
Para o arquiteto, as linhas retas e discretas do desenho artificial devem servir como um “descanso” para os olhos daqueles que apreciam a natureza. Falando especificamente da região de São Luiz do Purunã, que conta com a impressionante escarpa devoniana e a incrível paisagem dos Campos Gerais, Bruno afirma que seria um crime produzir uma arquitetura que aparecesse mais no cenário que a própria paisagem.
Revela que em meio disso tudo, entre a arquitetura natural (a natureza) e a arquitetura artificial (aquela produzida pelo homem), existe o ser humano. Desta forma, sobre o conceito aplicado por Zaitter para desenhar as edificações, surgiu a idéia de valorizar o grande potencial do ser humano, que o distingue dos outros animais, o fato de pensar.
Charles Darwin, Hannah Arendt, Baruch Spinoza e Simone de Beauvuoir formam um grupo de seres humanos que contribuíram para alterar ideias pré-estabelecidas na humanidade. Eles indagaram e buscaram suprimir os paradigmas socialmente aceitos pela sociedade.
Quem visita o Hotel Fazenda Cainã imediatamente entra em simbiose com a natureza e consegue contemplar a própria essência.
Para hospedar-se: www.hotelfazendacaina.com.br